NÃO BRIGUE! USE SUA SABEDORIA PARA TRANSFORMAR ERROS EM ACERTOS, RESSENTIMENTOS EM AMIZADE, DOR EM AMOR E CONFLITOS EM APRENDIZADO.
Faz parte da vida se sentir injustiçado, magoado, entristecido ou ofendido por palavras, atitudes, omissões ou até expressões de outras pessoas em determinadas situações.
A mágoa, faz com que as pessoas respondam com agressões, violência e atitudes impulsivas que levam a conflitos maiores, abrangentes e prolongados que poderiam ser evitados usando a sabedoria para controlar as emoções.
Aqui vão algumas dicas para a resolução de conflitos. Certamente as ajudarão a melhorar a convivência entre famílias e grupos, a fortalecer seu espírito e controle emocional para agir com ética, educação e respeito. Seguindo-as ainda que parcialmente, poderão ajudar a solucionar os problemas com mais facilidade e bom senso, usando estratégias para melhorar os relacionamentos e atrair amigos ao invés de inimigos.
DICAS PARA SOLUCIONAR CONFLITOS COM SABEDORIA:
- Controlar o tom de voz e gestos para não comprometer a sua credibilidade.
- Apresentar seu ponto de vista sem agressividade.
- Descrever os fatos de forma simples e educada, cuidando para não usar palavras ofensivas.
- Falar de acordo com o que pensa e agir de acordo com o que fala.
- Pensar, falar e fazer tudo em harmonia. Não adianta dizer uma coisa e fazer outra.
- Adotar uma expressão facial coerente. Um simples olhar ou gesto pode ser mal interpretado.
- Usar a violência para resolver conflitos não significa ter honra, significa não ter humildade.
- Refletir, pensar e até deixar para o outro dia, pode garantir ações bem sucedidas evitando arrependimentos...
- Saiba perdoar aos que te ofendem, só assim receberá perdão pelos seus pecados.
- Reconheça sua parte de culpa, desculpe- se ou até deixe passar... Não são sinais de fracasso, mas de força espiritual e emocional
- Resolva com oração, humildade e disposição, tentando controlar as emoções com a ajuda de Deus.
- Não deixe de resolver, entrar num acordo, assumir os erros e encerrar de vez o problema. Pois se não for esclarecido, permanecerá, e os conflitos serão prolongados até que se resolva!
- Saiba reconhecer o descontrole de quem te ofende, não considere algo dito por impulso. Perdoe e entenda que aquele não é o melhor momento para resolver.
- Saiba encerrar na hora certa uma discussão e resolvê-la com mais calma e controle emocional de ambas as partes num outro dia.
- Não guarde ressentimentos e tampouco reviva velhas ofensas ou injustiças. Isso mostra que seu coração não perdoou.
- Reconheça que somos fracos, também pecadores e pouco humildes já que vez ou outra entristecemos alguém por palavras ou atitudes.
- Não se justifique empurrando a culpa e responsabilidade de tudo para o outro sem lhe dar a palavra, é um ato de orgulho e egoísmo que certamente ofende e propõe ataque e defesa ao invés de soluções.
- Jamais aja com superioridade, menospreze o próximo por qualquer razão ou se faça de coitado para comover. São atitudes imaturas, egoístas e não demonstram credibilidade.
- Ser humilde, assumir sua parcela de culpa e propor uma reconciliação mesmo estando certo, enfraquece o agressor, que logo se arrependerá e também assumirá seus erros!
Enfim, para ser feliz devemos aprender a perdoar para ser também perdoado, amar para ser amado... Pois todos são fracos, pecam e reincidem nos mesmos erros. Mas se não conseguem perdoar, também não poderão pedir perdão.
Viver em paz é ter sabedoria para enfrentar os desafios da vida com o coração e não somente com a razão. É seguir um dos mandamentos das leis de Deus: "amar ao próximo como a si mesmo", substituindo os erros por conselhos virtuosos.
Só assim a verdade será conhecida e desfrutada como aprendizado e evolução atraindo grandes bênçãos.
Por: Paula Oliveira
"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração" (Hebreus 4:12).
Nenhum comentário:
Postar um comentário