Nossa Dança é para Jesus

Como a criança pode aprender e se desenvolver

Como a criança pode aprender e se desenvolver

259_3criancadoisAnoseOnzemeses.jpg
 Cada vez mais a criança brinca de faz de conta e de um modo diferente. Esse tipo de brincadeira é muito importante porque surge de uma necessidade básica da criança: a de querer que os pais fiquem sempre junto dela.
Brincando de faz de conta, a criança imita e fala sobre o que está vendo. Ao imitar os adultos, procura falar como eles, fazer o que eles fazem. Assim ela passa a ter atitudes e comportamentos que são mais adiantados que os da sua idade e se desenvolve por isso.
Brincar de faz de conta ajuda a criança a desenvolver sua imaginação e também a entender e aprender os valores, os costumes de sua família e das outras pessoas do lugar onde mora.
260_3criancadoisAnoseOnzemeses.jpg
A criança gosta de cantar cantigas de roda e de aprender as músicas que ensinam para ela ou que ouve no rádio e na igreja. Também tem muito interesse em brincar com instrumentos musicais: tamborzinho de lata, flauta de bambu, chocalhos. Com a música, a criança ouve outros tipos de sons, aprende noções de ritmo e melodia.
Ela também precisa ter oportunidade de desenhar com lápis, carvão, pedra colorida, no papel ou no chão. Assim, pode aprender a segurar o lápis e seu desenho começa a apresentar formas, como bolinhas ou quadrados.
Ela também gosta de ver livros com figuras e de ouvir histórias que as pessoas contam e lêem para ela.
Organizar espaço, brinquedos, materiais e fazer atividades junto com outras crianças oferece oportunidade para a criança brincar.
Nas brincadeiras com outras crianças, ela já conversa para trocar ou emprestar brinquedos, em vez de brigar por isso. Essas brincadeiras são boas porque a criança menor imita o que a mais velha faz e também ensina o que já sabe para uma criança mais nova que ela. Brincando juntas, as crianças estão sempre se desenvolvendo.
261_3criancadoisAnoseOnzemeses.jpgA criança também aprende, cada vez mais, com a fala. Quando a família conversa e responde às perguntas dela, está ajudando a criança a falar melhor e a entender como são as coisas no dia a dia. Nessa idade, ela pergunta o “porquê” de tudo. “Por que fica de noite?”, “ Por que o sino da igreja toca”?
Ela pode notar e perguntar também sobre as diferenças entre meninos e meninas. “Por que menino faz xixi de pé?” “Por que menina não tem “piu-piu”? Cada família deve procurar responder de acordo com seus costumes e valores, sem enganar ou assustar a criança.
262_3criancadoisAnoseOnzemeses.jpg
Enquanto brinca e participa com a família das atividades da casa, a criança vai observando e perguntando sobre as coisas. Aprende que os objetos podem ser iguais e diferentes. Quando os pais estão, por exemplo, separando as roupas para lavar, costurando, arrumando legumes e frutas, é bom deixar a criança ajudar. Assim ela aprende sobre tamanhos, formas, quantidades e cores.
Levar a criança à igreja faz parte de sua educação cristã e mostra que sua família pertence a um grupo de pessoas que se une pela fé, que são amigas e se ajudam.
A família precisa se distrair, levar os filhos para passear e brincar, visitar parentes e amigos. É bom que a criança tenha oportunidade de ouvir contadores de história, assistir a teatros de fantoches, de mamulengos e a participar dos festejos de sua comunidade. Assim ela pode conhecer e valorizar o que as pessoas do lugar onde vive sabem fazer.
“Reserve momentos para brincar e se divertir com sua família, pois a criança aprende brincando e a diversão aproxima as pessoas.”

FONTE: Pastoral da Criança

Nenhum comentário:

Postar um comentário