Nossa Senhora Aparecida
11/10/2013 - Por: faculdadecn
Catequista do povo brasileiro
Nossa Senhora da Conceição Aparecida é a grande catequista do povo brasileiro. Tal expressão não surgiu arbitrariamente, mas foi formulada pelos bispos brasileiros. No documento 26, “Catequese Renovada”, aprovado em sua 21ª Assembleia Geral a 15 de abril de 1983, eles assim se expressam: “Pensando na multidão dos pobres e simples que têm verdadeira sede de Deus, recordamos agradecidos o papel de Nossa Senhora sob o título de Aparecida – a grande catequista que sustenta a fé e a esperança do povo brasileiro”.
Como catequista, Nossa Senhora da Conceição Aparecida transmite a seus devotos uma bela e profunda mensagem de fé e de esperança, que os orienta em sua caminhada humana e cristã. Não há visões nem palavras da Padroeira do Brasil. A sua mensagem brota da sua própria Imagem, de seu simbolismo e do contexto histórico em que ela foi encontrada. Sua mensagem é muito rica em significados para a vida dos cristãos, mas destacamos apenas alguns aspectos relevantes.
Nossa Senhora traz à humanidade Jesus Cristo, o Salvador. Sua pequena Imagem constitui uma escultura da Imaculada Conceição. Ela aparece grávida porque a missão de Maria é oferecer ao seres humanos Jesus, fruto bendito de seu ventre.
Mãe da unidade
Nossa Senhora é a Mãe da unidade, que reúne os discípulos de seu Filho em comunidade. Quando foi encontrada, a Imagem tinha a cabeça separada do corpo. Como a Virgem Maria é imagem da Igreja, tal separação representa simbolicamente o Povo de Deus, como corpo, e o próprio Jesus como cabeça desta nova humanidade, que nasce de sua copiosa salvação. A cabeça foi colada no corpo por um dos pescadores.É preciso unir a cabeça e o corpo para que o povo se torne Corpo Místico de Cristo.
Nossa Senhora chama os cristãos a ser Igreja. Encontrada no Rio Paraíba do Sul, a Imagem é colocada pelos pescadores dentro de uma pequena barca, muito simples e pobre. Nas Sagradas Escrituras, a barca é o símbolo da Igreja de Jesus (Mt 14,22-33; Mc 4,35-41; Lc 5,1-11). “Em imagens que sempre reaparecem, os Padres da Igreja descrevem o barco da Igreja, no qual os fiéis atravessam em segurança o mar do mundo” (Manfred Lurker, escritor cristão). Portanto, a Mãe de Jesus convida os cristãos a viverem dentro da Igreja, como participantes fiéis, ativos e comprometidos com a evangelização.
FONTE: A12
Nenhum comentário:
Postar um comentário